Cultivo de lúpulos e oportunidades entre o setor cervejeiro de Idaho, nos Estados Unidos, e o brasileiro serão abordados durante conferência. (Fotos: Divulgação)
Produtores de lúpulo e cervejeiros artesanais do Brasil estarão reunidos no dia 2 de dezembro, no 1o International Craft Beer Conference, em Chapecó. O evento terá a presença de especialistas internacionais em produção e processamento de lúpulos e negócios no setor de cervejaria artesanal. Os palestrantes apresentarão a experiência do estado de Idaho, segundo maior produtor de lúpulos dos Estados Unidos, que se destaca pela técnica utilizada e pesquisa desenvolvida na área, além da fabricação de equipamentos para o setor.
A abertura do evento será realizada pela CEO da Kactus, diretora do Programa Brasil Hops para América Latina e filiada à Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (Acerva SC) Regional Oeste, Kaline Zeni.
A programação seguirá com a palestra da expert em lúpulo norte-americano e gerente de produção e negócios da processadora Mill 95, uma das maiores dos Estados Unidos, Ruth Dixon. Durante a palestra, a especialista norte-americana abordará o tema “Lúpulos, matérias primas, processamento e inovação para o mercado cervejeiro”.
A segunda palestra da conferência será realizada pelo CEO da Vallei, Fernando Figueiredo, “A importância de Idaho para o setor cervejeiro mundial”. Figueiredo é brasileiro e mora nos Estados Unidos há 28 anos, onde atua com negócios internacionais na área de cervejaria.
A conferência ocorrerá das 9h às 11h, no Auditório Unimed, na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic). O evento é gratuito e as inscrições podem ser realizadas na página do evento https://www.kactusedu.com/craftbeer. A conferência é realizada pela Kactus, de Chapecó e pela Vallei, de Idaho.
Setor de cervejaria artesanal brasileiro em expansão
Idaho é o maior produtor de cevada dos Estados Unidos e o segundo maior produtor de lúpulo. O cultivo de lúpulo naquele estado iniciou em 1930. Desde então, vem desenvolvendo técnicas de cultivo e processamento do lúpulo, por meio do investimento em pesquisa e inovação.
Segundo o CEO da Vallei, o Brasil passa por uma fase de ampliação do número de cervejarias artesanais, algo que ocorreu há cerca de 15 anos nos Estados Unidos. Assim, o 1o Internacional Craft Beer Conference, foi pensado para oportunizar que produtores de lúpulos e cervejeiros artesanais brasileiros possam compreender o movimento que houve em Idaho e aproveitar as oportunidades de conexão com o setor de Idaho. Figueiredo pontua inclusive que as autoridades regionais de Idaho apoiam essa transferência de conhecimento tanto na área acadêmica quanto de negócios.
“O Brasil e diversos países do mundo estão passando por essa mesma fase: o crescimento e o aumento no número de cervejarias artesanais. Isso vai modificar muito o mercado do lúpulo, da cerveja, o de restaurantes e bares e é justamente isso que queremos falar. As oportunidades que estão vindo devido a esse crescimento na fabricação de cervejas com sabores diferenciados”, afirma.
Estabelecer conexões
Para a CEO da Kactus, a cervejaria artesanal no Brasil tem se destacado de modo muito criativo e inovador e o evento quer valorizar o setor, dando oportunidades de conexões entre o próprio setor e com especialistas internacionais.
“Queremos aproximar ainda mais o setor do conhecimento internacional de excelência e abrir novas perspectivas para a indústria, cervejeiros caseiros, produtores de lúpulos, pesquisadores e demais atores que fazem a alquimia acontecer”, enfatiza Kaline. “Também queremos mostrar aos palestrantes a força e o diferencial que temos em Santa Catarina”, complementa.